REGULAMENTO
01 | Enquadramento
O concurso de vídeo "Este Rio que nos Toca" convida os alunos das escolas de Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo e Seixal a explorarem a profunda ligação entre o Rio Tejo e as comunidades que o rodeiam. Este rio, com a sua riquíssima história e beleza natural, é muito mais do que uma paisagem: é uma fonte de vida, inspiração e ligação. Através de olhares criativos e pessoais, os participantes terão a oportunidade de mostrar a importância do Tejo no que diz respeito ao ambiente, economia, cultura e bem-estar.
02 | Destinatários
- Alunos do Ensino Secundário inscritos em estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, dos concelhos de Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo e Seixal;
- Os trabalhos produzidos podem ser realizados a título individual ou em grupo sendo que, neste último caso, o prémio é único e deverá ser distribuído por entre os elementos do grupo.
03 | Objetivos
- Promover a reflexão e expressão criativa dos alunos sobre a importância que o Rio Tejo tem para o arco ribeirinho que une as cidades;
- Promover a partilha de experiências que facilitem a aproximação ao cinema e ao audiovisual;
- Estimular o uso da linguagem audiovisual como meio de comunicação e expressão artística;
- Apresentar, em sala de cinema, obras audiovisuais produzidas pelos alunos.
04 | Tipos de Filmes a Concurso
- Podem concorrer todos os trabalhos produzidos durante o ano letivo de 2024/2025 ou 2025/2026;
- Podem concorrer filmes de todos os géneros – ficção, documental, animação, etc.
- Os filmes devem abordar o tema: "ESTE RIO QUE NOS TOCA".
05 | Duração dos Filmes
- Os filmes submetidos devem ter até dez minutos de duração incluindo todos os créditos iniciais e finais.
06 | Direitos de Autor
- Os participantes são responsáveis por garantir que todo o conteúdo utilizado no vídeo (imagens, música, etc.) esteja livre de direitos autorais ou devidamente V
07 | Inscrição
- As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por uma equipa de alunos ou por um aluno a título individual, acompanhados, sempre, por um professor responsável;
- As inscrições devem ser feitas até ao dia 30 de janeiro de 2026, através do site do festival https://oporcovoadorca.wixsite.com/curtasnamargem preenchendo a respetiva ficha de inscrição incluída no separador INSCRIÇÃO.
08 | Envio dos trabalhos- Os vídeos a concurso deverão ser enviados por wetransfer para o email curtas.margem@gmail.com até às 23h59m do dia 30 de abril de 2026. Quaisquer trabalhos recebidos depois desta data não serão aceites a concurso;
- Juntamente com o vídeo a concurso, deve ser preenchida e submetida a FICHA TÉCNICA que estará disponível no site do Festival:
https://oporcovoadorca.wixsite.com/curtasnamargem
09 | Divulgação
- Os vídeos selecionados serão apresentados numa sessão pública em data e local a divulgar;
- Uma seleção de vídeos poderá fazer um circuito por escolas, juntas de freguesia e demais instituições que assim o solicitem.
10 | Seleção
- Serão selecionados os quinze melhores filmes para a fase final;
- A seleção dos filmes será realizada por um comité organizador, levando em consideração a criatividade, originalidade e consistência com o tema.
11 | Júri Oficial
- O júri será composto por profissionais da área cinematográfica, cultural e educativa;
- A avaliação será baseada na narrativa, qualidade técnica, abordagem ao tema e impacto emocional.
12 | Prémios
- Serão atribuídos os seguintes prémios:
- Um Grande Prémio
- 1º, 2º e 3º lugares
- Poderá haver, ainda, lugar a atribuição de Menções Honrosas
- Todos os participantes receberão um diploma de participação que será enviado para as escolas;
- Os quinze filmes selecionados para a fase final receberão um troféu de participação;
- O júri é soberano na sua avaliação e reserva-se no direito da não atribuição de prémios caso não reconheça a qualidade suficiente para cada nomeação. Das deliberações do Júri, não haverá recurso.
13 | Entrega de Prémios
- A cerimónia de entrega de prémios será realizada em evento público em data e local a divulgar, depois da exibição dos filmes selecionados e contará com a presença dos vencedores, professores e familiares e entidades organizadoras, promotoras e patrocinadoras.
Este regulamento visa incentivar a participação ativa dos alunos, proporcionando uma oportunidade única para expressarem as suas perspetivas sobre um elemento fundamental da geografia física, emocional e histórica que une as cidades participantes. Cada vídeo será uma homenagem ao papel vital que o Tejo desempenha nas nossas vidas e ao impacto duradouro que deixa em todos os que vivem perto das suas margens.




